"Pra voce vencer na vida". Um anúncio de progresso ou fadiga intelectual?

Contrariamente ao que li de jornalistas acreanos, certamente muito mais entendidos no assunto do que eu, penso que o slogan de campanha "Pra voce vencer na vida" do candidato ao governo pela FPA, Tião Viana, diz muita coisa. Explico:

1. Em primeiro lugar e, mais evidente, o slogan  remete para a idéia de que a política serve para que o indivíduo cresça na vida, ou seja, ele, o indivíduo, é o destinatário das políticas públicas e não a comunidade, o grupo, a tribo ou qualquer outra fração social. Isto tem nome, e não é socialismo ou algo que o valha.

2. Em segundo lugar, vem a idéia de vencer como sinônimo de subir na vida, ou, em outras palavras, progredir, ganhar dinheiro, se possível enriquecer. Esta é uma declaração de que o Estado tem como função promover o cidadão em suas potencialidades.

3. Em terceiro lugar, Tião Viana anuncia uma era de oportunidades, sem o que não haveria como o indivíduo vencer na vida. Isto significa a determinação no sentido de alargar horizontes e libertar-se tanto quanto necessário de certas convicções retrógradas que retém a marcha do progresso.

4. Em quarto lugar, o candidato estabelece uma inegável coerência com determinadas nuances de seu mandato. A exploração de petróleo no Juruá e a implantação de uma ZPE no Acre são projetos em nada obedientes à cartilha do ecologismo extremado que determinados setores teimam em afirmar no Acre.

Em suma, interpretando o slogan do candidato, penso que Tião Viana começa desde já a sinalizar para um processo de alteração fundamental no ritmo e na forma do projeto alcunhado de florestania. Talvez, dando um "balão" na oposição, promova ele próprio uma revisão do modelo e instaure uma espécie de pós-florestania que a oposição não teve capacidade sequer para propor.

Pode ser isto ou, como supõem outros, mera fadiga intelectual da Companhia de Selva. Esperemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!