A manipulação midiática em 10 lições por Noam Chomsky. Tudo a ver.

Pedagógico o texto de Noam Chomsky com "As dez estratégias da manipulação midiática" (ver no link Controversia ai do lado).

Algumas delas, senão todas, são perfeitamente identificáveis quando nos dedicamos a anlisar friamente o que acontece ao nosso redor. Vejamos esta.

1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

Alguém duvida que estamos permanentemente sendo bombardeados por temas e debates que nem de longe tocam os problemas fundamentais da sociedade? Quanto tempo dedicamos a discutir aspectos periféricos e simbólicos sem nos aprofundarmos no cerne do problema? Quantas vezes ficamos furiosos com a forma e nos dispensamos de analisar o conteúdo das questões sociais mais relevantes?

Pensemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!