Escapou de branco, é negro. Será?



Esta frase (Escapou de branco, é preto) foi pronunciada pela cantora Alcione em resposta a uma provocação de um dos humoristas do programa CQC da Rede Band nesta segunda-feira. Não sei o que a artista pensa das cotas raciais-racialistas, mas a frase denuncia uma evidente pretensão de divisão da raça humana em duas, o que vai ao encontro do pensamento de grupos da sociedade que defendem as políticas ditas afirmativas.

Uma pena. Pena mesmo que a cantora negue a si própria, pois ela não é negra. É mestiça. É marrom, como bem identificaram seus fãs. Cor, aliás, que não a impediu de chegar aonde chegou. Muito justamente por seu talento, trabalho e dedicação.

Muitas vezes, pela atuação de fatores que vão além da minha exata compreensão, mestiços, não-negros e não-brancos, principalmente os famosos, se dedicam a homenagear a “negritude” (lá vou eu adotando terminologia da turma), culturas e comportamentos raciais como tentativa de se colocar à frente de parcelas da sociedade, obtendo com isto notoriedade e prestígio. Parecem buscar uma ideologia. Terminam, sem notar, achando a ideologia do racismo.

Escapou de ser branco, é negro, é mestiço, é brasileiro, é humano, é igual.


A foto acima foi capturada DAQUI

Comentários

  1. Ingenuidade e ignorância são os ingredientes desta massa. O desconhecimento da história leva pretensos escritores a cometer equívocos graves, que depõem contra intenção do escritos. Sugiro mais leituras. Fundamentação teórica. Nada como conhecer a própria história, do contrário a negamos em nome de um pretenso saber ou pensar que se caracteriza pelo seu oposto.

    prof. Zallas Avlys

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!