Perguntas incômodas de um jornalista atento.

Nos mostra o Jornalista com JOTA maiúsculo, Reinaldo Azevedo, um artigo de Ruan Árias publicado no principal jornal espanhol, o "El País". Vale a pena ler no link ai do lado.

O jornalista fica indignado com a falta de indignação do brasileiro com a corrupção. Se admira de que possamos por aqui viver tranquilamente enquanto somos assaltados pela corrupção instalada no governo. Fica invocado com o silêncio da juventude que marcha léguas pela maconha, mas não dá um passo contra a corrupção. Que brasileiro é esse, se pergunta o jornalista.

Boas perguntas se faz o jornalista espanhol. Não tenho as respostas. Tenho é as mesmas dúvidas e mais algumas. Me pergunto como o eleitor vota em candidatos que sabe ser corrupto. Como adere com facilidade a discursos que sabe serem falsos. Como perdoa tão facilmente políticos flagrados na mentira e na ladroagem. Como se quer representado por gente que sabe ser inferior moral e intelectualmente. Como segue com admiração gente que desmente hoje o que disse ontem e amanhã o que disse hoje.

Não, eu não tenho as respostas certas para o jornalista espanhol. Só sei que na era da mediocridade os estudantes recebem dinheiro do governo para falar bem do governo, os sindicalistas se locupletam com os recursos do FAT e dos fundos de pensão, os intelectuais elogiam a ignorância, artistas ricos e famosos fazem fila no corredor da Lei Rouanet, a reforma agrária foi pro espaço, os cientistas desprezam o método científico para embarcarem no politicamente correto e receberem mais facilmente financiamento para suas pesquisas, bancos e empresas são sócios do governo, as ONG's rapinam os cofres públicos, a imprensa ou o que sobra dela faz concessões, blogueiros querem financiamento do governo para defender o partido do governo, a igreja vende milagres a qualquer preço, o judiciário senta em cima dos processos esperando a prescrição dos crimes e o legislativo, ora, o legislativo come as migalhas que sobram do banquete do poder.

Será assim para sempre? Creio que não. Tomara que não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!