As "tecnologias verdes" dariam conta do recado?

"A segurança alimentar precisa agora ser obtida por meio da tecnologia verde para reduzir o uso dos insumos químicos - fertilizantes e pesticidas - e tornar mais eficiente o uso da energia, da água e dos recursos naturais".

O trecho acima faz parte de um relatório do mais recente Levantamento Econômico e Social Mundial da ONU. Ver mais AQUI e sugere que a agricultura ecológica seja impulsionada. Como ando pesquisando sobre este tema, tenho cá minhas dúvidas se este é realmente o melhor caminho. Acredito que a agroecologia tem um papel  importante a desempenhar como espaço de reprodução da agricultura familiar, principalmente, e de oferta de produtos mais saudáveis, entretanto duvido muito de que possa responder pela demanda global de alimentos. Esta é uma tarefa da agricultura empresarial, que conquistou espaço e rentabilidade a partir de tecnologias de alto rendimento, o que inclui fertilizantes, maquinária e defensivos.

Em uma condição de crescente escassez de alimentos como a que se vislumbra daqui em diante, parece temerário requerer das tecnologias verdes a produtividade necessária à expansão da oferta. De todo modo, vale a pena promovê-la, senão pela sua participação na produção global de alimentos, pela sua capacidade de gerar empregos no campo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!