Tá pegando fogo. E não é apenas o cerrado.

A coisa tá ficando quente. Novas revelações dos escândalos do Gabinete Civil da Presidência que pelo jeito deve funcionar como a privada da república, reviravoltas em campanhas eleitorais em Brasilia e Minas Gerais, indefinições em outras tantas, prisão de aloprados no Amapá, queimadas pra todo lado, anúncio de demissão em massa na ilha dos irmãos Castro e, no Acre, além da greve de fome do João Correia e da grana na Antonia Lucia, a academia dá o ar da graça através de um excelente artigo do professor Gerson Albuquerque publicado nos blogs do Altino e do Evandro - Ambiente Acreano (links ai do lado).

Tudo isto enquanto esperamos as revistas do fim de semana. Não é demais imaginar que mais escândalos serão revelados. Como diz uma amigo, no Brasil, escândalo e estrada ruim não acaba nunca.

De todos os fatos mais recentes ressalto o anúncio dos ditadores cubanos de que vão botar na rua 500 mil dos 3 milhões de funcionários públicos que há por lá. É coisa pra dedéu. A razão é a incapacidade de continuar pagando seus salários que são, aliás, miseráveis. A pergunta é: O que farão na rua estes primeiros órfãos do regime em colapso? Outra pergunta é: O que faziam tantos funcionários que podem ser assim demitidos sumariamente sem levar à breca os serviços públicos?

De acordo com a BBC aos demitidos serão emitidas 460 mil licenças para abrirem seus próprios negócios e mais de cem tipos de atividades profissionais particulares passarão a ser permitidas. Outra novidade é que os autônomos poderão contratar funcionários – antes, a lei permitia apenas que parentes do licenciado trabalhassem na microempresa. Não se sabe ainda com que financiamento, com que materiais, com que tecnologia já que em Cuba a situação é de miserê total. De qualquer forma significa claramente que o fim está começando. Todo apoio às mudanças em Cuba!


PS. Será que foi o Itamaraty que conseguiu convencer Fidel a abrir o regime e não disse pra ninguém?

Comentários

  1. Olá bom dia.

    Tudo bem?

    E realmente as coisas estão pegando fogo

    E muitas coisas estão acontecendo mesmo

    Muitas mudanças e revelações.

    Um grande abraço.

    Jhow Carvalho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!