O Acre na TV Globo e no IBGE. Marina Silva saiu pela tangente.Tião Viana, o que fará?

Anteontem na reportagem sobre o município de Feijó no JN e ontem na entrevista com a Marina Silva no Jornal da Globo, a emissora apertou o Acre a partir dos indicadores sócio-econômicos. Coincidentemente, ontem o IBGE lançou a publicação Indicadores Sustentáveis do Brasil - 2010, na qual expõe alguns indicadores nacionais, regionais e estaduais. As tabelas permitem rankeamentos e comparações muito simples. Não faz ou não vê quem não quer.

Dei um passeio nos números do IBGE e verifiquei o seguinte:

1. O Acre tem o maior índice de concentração de renda da região (0,562). O índice é também maior que o índice brasileiro (0,534).


2. Na região, o Acre tem o maior percentual (38,5%) de famílias cujo rendimento per capita é inferior ou igual a meio salário mínimo. A média regional é 35%, a média nacional é 23,5%.

3. Na região, o Acre tem o maior rendimento per capita (869 reais) da população acima de dez anos de idade. A média da região é 747 reais, a média nacional é 941 reais.

4. O Acre tem a maior taxa de mortalidade infantil da região norte (30,7 por cem mil nascidos vivos). A média nacional é 24,3 por cem mil nascidos vivos.

5. O Acre tem a menor taxa de escolarização (91,3%) da região Norte. A média regional é 96,2%. A média nacional é 96,7%.

6. O Acre tem a menor taxa de alfabetização (84,2%) das pessoas acima de 15 anos na região Norte. A média regional é 89,2%. A média nacional é 90%.

7. O Acre tem a quarta média de anos de estudo de pessoas com mais de 25 anos de estudo (grau de escolaridade) da região (6,3 anos). A média regional é 6,4 anos. A média nacional é 6,9 anos.

8. O Acre tem o segundo menor PIB per capita da região (7.041 reais). Ganha apenas do Pará. A média da região Norte é R$ 7.899,00. A média nacional é R$ 12.688,00.

9. O Acre tem a segunda maior taxa de domicílios urbanos com rede coletora de esgoto (20,4% dos domicílios). A média regional é 11,7%. A média nacional é 57,4%.

10. O Acre tem a quarta maior taxa de domicílios urbanos com distribuição de água em rede geral (68,3%). A média regional é 67,6%. A média nacional é 92,6%.

Os dados são bons? Não. Não são. O Acre ainda está muito longe de ser o melhor lugar para se viver. Ocorreram avanços nos últimos anos? Sim. Ocorreram e são inegáveis. O Acre de 2010 é melhor que o de 1998 quando se iniciou a implantação do modelo denominado florestania.

Então, qual é o problema? O problema está em enfrentar os dados da realidade como eles são. Não brigar com os números. Em resposta à apresentadora do Jornal da Globo, ao invés de explicar os dados que não são apenas absolutos, mas relativos também aos outros estados da região, a Marina achou que devia botar a culpa no esquadrão da morte. Peraí. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Esquadrões da morte existem em praticamente todos os estados brasileiros. A coragem de enfrentar e derrotar um esquema que se preparava para tomar conta do Estado em suas três esferas, sabemos, foi fundamental para a retomada da auto-estima, do orgulho e da esperança do acreano. Eu mesmo, pessoalmente, sou beneficiário deste processo e, também pessoalmente sou muito grato. Mas não dá para misturar isso com o nível de concentração de renda que, no Acre, é maior que em toda a região, ou com o PIB per capita que é o segundo menor. A Marina, portanto, respondeu mal, saiu pela tangente.

Sinceramente, embora nunca tenha trabalhado diretamente com nenhum deles, considero alguns membros da FPA, especialmente os irmãos Jorge e Tião Viana, que são incontestavelmente seus principais líderes, os políticos mais importantes e, provavelmente, os mais experientes e preparados do Acre. Não é pouco o que já fizeram em nome do estado e de sua população em mais de uma década de hegemonia política. Pensando assim é que acredito que os números apresentados seguidamente pelos órgãos oficiais são de seu conhecimento e frequentam suas preocupações. Não poderia ser de outro jeito. A questão está no modo como lidam com eles, quase sempre ao modo Marina Silva, ou, em outros momentos, desqualificando-os por se tratar de realidades específicas, esquecendo que, comparativamente, este recurso perde sentido pois em toda a região com maior ou menos intensidade as realidades acreanas se replicam.

Ganhando as eleições para o governo como parece mais provável, será hora da FPA fazer uma reformulação e um reposicionamento do projeto de 1998. Penso mesmo que já está fazendo. Há sinais evidentes emitidos pelo Governo e pelo candidato Tião Viana ao longo dos últimos anos no sentido de alterar significativamente o modelo em busca de resultados que impliquem emprego e renda reais. Tomara que esta percepção não seja frustrada por concessões ao atraso.

Comentários

  1. Sebastião Viana vai por sua melhor cara d 'sou bonzinho d tão doce já dou nojo' e vai repetir todas as lorotas pré-definidas pela maldita cartilha petista: O ACRE NUNCA ESTEVE TÃO BEM! AS PESSOAS SÃO FELIZES HOJE, NÃO TEM PROBLEMAS DE NENHUMA ORDEM!... Affff, fala sério...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!