Uma avaliação dos presidenciáveis na CNI - Marina Silva

Uma avaliação rápida das participações dos presidenciáveis na CNI, em Brasília, nesta terça-feira. O vídeo completo pode ser visto aqui.

Começo por Marina Silva


Tem o uso e o vezo das platéias de ONG’s. Aquela saudação “a todos e a todas” é, além de errada, desnecessária e boba. Apenas marca o discurso ongueiro de “igualdade de gênero”. Tem hora e lugar pra ser usada.

Referiu-se ao pouco tempo disponível, mas esticou o preâmbulo. Deu a impressão de que estava gastando o tempo.

Adiantou um discurso carbofóbico – ai se sentiu à vontade e falou e falou...

Marina flerta com a poesia e jogos de palavras, mas precisa encontrar melhor slogan. Essa de “antecipar o futuro” é coisa de agencia de propaganda. Já se viu muito em comerciais de automóveis e de eletrodomésticos.

Marca a si própria com a história de “Lula não é gerente, FHC não era gerente.” Só faltou dizer “eu também não sou gerente e o Brasil não precisa de gerente”. Com isto se contrapõe à Dilma e ao Serra. A sua melhor fala foi quando respondendo a uma pergunta tratou da Educação.

Marina Silva está se saindo uma grande jogadora de palavras, invertendo-as para novos sentidos em benefício de seus argumentos. Esta capacidade pode ser arrasadora em um debate.

De todo modo é, entre os candidatos, a única que mexe com o coração das pessoas. Enquanto a Dilma e o Serra se apresentam como executivos de uma grande indústria, prontos para viabilizar o maior lucro possível e encher o seu bolso, a Marina apenas exala ternura e sinceridade, enchendo sua alma com conceitos como ética, honestidade, esperança, fraternidade... Enquanto os outros prometem um Brasil maior, ela promete um Brasil mais justo, mais humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!