Assalto à residencia de Airton Rocha. A próxima vítima pode ser voce.

A invasão da residência do professor Airton Rocha por bandidos é emblemática da situação que vivemos em todo o país. Estamos todos à mercê da bandidagem e carregamos as feridas da violência. Quem já sofreu a violência sabe que seus reflexos perduram por muito tempo na mente das vítimas. Imagino o que passou o professor Airton Rocha e sua família, horas a fio sob a pressão e a ameaça de assaltantes de arma em punho.

Dependendo do lugar as condicionantes de tal nível de insegurança se alteram, mas se mantém o mesmo pano de fundo - a ineficiência do poder público tanto nas causas quanto nos efeitos.  Avalio, sem ser especialista no assunto, que no Acre o crescimento exponencial da violência dos últimos anos tem a ver basicamente com dois fatores: o crescimento do uso e tráfico de drogas que impulsiona principalmente a juventude ao crime e o baixo dinamismo da economia que gera contingentes de desocupados facilmente atraídos pela marginalidade. Os dois fatores se relacionam.

Se estou certo, é preciso atuar fortemente nestas duas frentes, ou seja, no combate ao uso e tráfico de drogas e na remodelação e recalibragem do desenvolvimento regional. São tarefas que exigem antes de tudo humildade para reconhecer equívocos e, depois, coragem para mudar o rumo. Duas raridades na política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!