sábado, 20 de novembro de 2010

Prêmio merecido ao RECA

Não costumo dar a mínima atenção às premiações recebidas por ONG's e personalidades, especialmente na área ambiental. Quase sempre são convescotes onde se premiam uns aos outros para turbinar carreiras e projetar interesses. O caso do Sergio Lopes tendo em referência o Projeto RECA foge a esta regra.

O RECA é uma excelente experiência e o Sergio certamente merece as homenagens que receberá do MMA. É mesmo de estranhar que o projeto não tenha sido replicado em outras regiões do Acre e da Amazônia. Está ali, a meu ver, uma das sementes mais férteis da viabilização de espaços economicamente deprimidos e ambientalmente ameaçados. Com adaptações a produtos, agricultores, infra-estrutura, mercado e aptidões específicas, muito provavelmente alargaria as possibilidades de promoção do desenvolvimento rural.

Muitos RECA's articulados poderiam promover a escala de produção necessária à conquista de mercados, gerando renda e emprego diretamente na atividade agrícola e em outros setores a ela associados. Esperemos que o prêmio ao Sergio Lopes sirva para animar os nossos dirigentes.

2 comentários:

  1. Estava lendo o seu blog. Muito interessante. Muito bom.Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por vc, lá
    Abraços de verdade

    ResponderExcluir
  2. José Maria, obrigado pela visita. Abço.

    ResponderExcluir