O projeto. Sempre o projeto.

Recorto da coluna do Claudio Humberto: Aécio: PSDB precisa de 'projeto'


"O senador eleito Aécio Neves (PSDB), disse nesta quinta (4) que, antes de ter um nome para concorrer à Presidência da República, em 2014, o PSDB precisa definir um "projeto" a ser apresentado ao eleitorado do país. A declaração foi dada em resposta ao presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra e também pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que defendem que o PSDB antecipe para 2012 a escolha do seu candidato a presidente."

No Acre, o governador eleito Tião Viana convoca o professor Rego para dar feição a uma versão renovada do projeto em curso, se reúne com colaboradores e pede contribuições. Segundo suas próprias palavras, aguarda nova idéias de politicas públicas.

Estão certos os dois. O Aécio por saber que um dos problemas das oposições é a ausência de um projeto que marque claramente as diferenças entre o que pretendem e o que pretende o governo. Não dá pra ir às urnas em 2014 confundindo o eleitor com uma idéia de continuidade mitigada por tons de crítica. O Tião Viana por saber que na sua versão original a florestania deu o que tinha. Não dá pra ir em 2014, com pit stop em 2012, com mais do mesmo.

E as oposições no Acre vão com quê? Estarão contando apenas com a popularidade do senador Petecão para ganhar o Governo? Ou contam com a memória eleitoral de 2010 em torno de Tião Bocalom? Sei que sou insistente nesse negócio de projeto, mas, como se vê, não estou sozinho.

Se, como indicaram as urnas, uma vitória das oposições no Acre deixou de ser especulativa e passou a ser real, é preciso que seus representantes dediquem alguma energia ao desenho e proposição de um verdadeiro projeto de desenvolvimento para o Acre, em analogia ao que pretende fazer Aécio Neves em nível federal. Enganam-se aqueles que ainda embriagados pelo resultado de 3 de outubro ratificado no segundo turno pensam que agora é sentar e esperar o tempo passar.

Anotem. O governador Tião Viana é um político experiente, conhece bem o Acre e foi moldado em doze anos de convívio nas mais altas esferas políticas e administrativas do pais, tem bom conceito no Congresso e na opinião pública nacional, exerce boas relações com setores importantes da alta administração. Alem disso, lembremo-nos, a Dilma ganhou, o fluxo de recursos não cessará por causa da derrota no Acre. Por tudo isso o novo governador pode sim recuperar parte do eleitorado acreano, principalmente se, como anuncia, reciclar o projeto em curso e revigorar a administração, descupinizando-a e desbolorando-a.

Aguardemos.

Comentários

  1. Carolíneo de Moura Alencar5 de novembro de 2010 às 17:20

    Não sei até que ponto 16 anos de florestania ajudarão o Acre... Não sou otimista em relação ao Estado, já Dilma vai continuar 'funcionando' até Lula voltar em 2014, e aí sim teremos a confirmação definitiva de que estamos sim vivendo uma ditadura civil-partidária... Se é que alguém ainda tem dúvida. Eu acho que o PT vai chegar a um ponto tal de cara-de-pau, que cessarão as eleições e só haverá a indicação e o comunicado oficial, afinal eles sempre tem 'projeto', o resto não tem 'projeto' só argumentos... Os tucanos não vão dormir quando o PT mandar nem rezar pela cartilha encharcada de corrupção que eles escreveram nestes 8 anos que agora são 12, disso podem ter certeza.

    ResponderExcluir
  2. olha nao entendo muito dessas coisas mais entendo de viver abaixo de um salario,pense em como nos ajudar anos que passamos pela vida sobrevivendo catando latinhas e passando humilhaçoes; tenho 38anos e estou dessempregada ;e quase sendo dispejada por nao ter como pagar aluguel e no ter familia; nao sei mais a quem pedir ajuda pois en todos os lugares que vou fzem a gente de peteca, te jogam de um lado para o outro a resposta sempre e o mesmo desculkpe estou desabafando,tenho um filho de 15 anos que crio sozinha e vivo catando latinha a pessar de ser uma arteza fazer pintura e bordados nao tenho direito nem o que comer sabe o que mais doi e quem nao prescisa esta sendo contemplada com as casas e nao tem nao ja fiz de tudo so que nao sei mais o que fazer por favor se vc ler me ajude 68 92294019 a m s

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!