Sobre o traidor ao seu lado.

"Somente aquele em quem voce confia pode traí-lo."

Acho que a frase acima ouvi pela primeira vez do meu avô. Faz tempo. É um tantinho tautológica, mas nem por isso menos verdadeira. Tomei-a emprestado várias vezes quando precisei alertar alguém ou a mim mesmo para as tentativas de aproximação ou para o comportamento de pessoas e grupos. Não adiantou muito. Ao final, fui eu mesmo vítima de quem confiei. É que a total segurança contra a traição implica não confiar em ninguém e, para meu gosto e desgosto, confiar faz parte de minhas fraquezas.

Observando o cenário político acreano, alguns comportamentos recentes e algumas reações de precaução, não pude deixar de lembrar a frase do meu avô e pensei: O traidor está agindo.

Porque é tão dificil identificar o traidor e se prevenir contra o ato traiçoeiro? Depois de alguma reflexão, posso dizer dele algumas características:

1. Incerteza - o traidor tem uma enorme capacidade de não gerar antagonismos insuperáveis. Ele não é absolutamente contra ou a favor. Ele é apenas relativamente, circunstancialmente, contra ou a favor. Isto lhe dá a condição (não precisa usar) de mudar de lado sem ser execrado.

2. Civilidade - o traidor jamais acusa frontalmente, jamais alude com termos chulos. Embora de modo privado esculhambe até a última geração do adversário, em público precisa manter a fleuma para que a qualquer momento possam sentar e acertar ponteiros.

3. Expectativas - o traidor não adianta concessões ou favores. Ele gera expectativas e as conduz enquanto for possível até que em algum momento seja obrigado a confirmá-las. Se não for conveniente, basta negá-las, afinal eram apenas expectativas. O otário que vá chorar sentado na calçada.

4. Espionagem - o traidor possui olhos e ouvidos na casa dos adversários. Ele procura atrair a confiança de assessores e amigos do adversário, cultiva essas amizades e, com isto, recolhe informações preciosas.

5. Dissimulação - o traidor tem como estratégia não gerar inimizades que possam, por exemplo, obstruir canais de comunicação com a população. Neste sentido, jornalistas, presidentes de sindicatos, proprietários de jornais e TV's, representantes de igrejas etc., são todos tratados com simpatia máxima, embora deles escarneça pelas costas. Vagabundos, pelegos, ladrões e mercadores da fé são os verdadeiros conceitos que formula em privado.

6. Insegurança - o traidor de vez em quando dá algumas piscadelas para o adversário. Confiança? Admiração? Amizade? Nada disso. Apenas uma tática para ameaçar os companheiros e, por outro lado, desarmar os espíritos mais beligerantes do grupo adversário.

Essas e outras características do traidor são difíceis de perceber e mais difíceis ainda de desmascarar porque são todas implícitas, dedutíveis, jamais ostensivas. Portanto, acautelem-se contra os traidores. Eles estão por aí. Sob sua confiança.

Comentários

  1. Eu e você conhecemos uma pessoa com todos esses "predicados"...

    ResponderExcluir
  2. Deixa o Arquibaldo contar o que sabe. O santo de barro ruirá dos pés à cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha pensado nisso, mas, alguém me disse hoje que o perfil é de um político acreano... hehehehehe. Será?

    ResponderExcluir
  4. Acreucho
    É certo que teoricamente se aplica a todos os traidores que, infelizmente, empesteiam a nobre arte da política. A base empírica é de fato a longa observação do comportamento de um político acreano para o qual o valor único de todas as coisas é representado pelo dinheiro. Não importa de onde venha. Se de negócios escusos, transações obscuras ou sinecuras declaradas.

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer que o camarada fica anos e anos mamando com a mulher nas tetas do governo do Amazonas, enche o próprio gabinete com gente da qualidade do Rui Birico, põe até o capataz da fazenda na lista de nomeados e vem falar de profissionalização do estado? Ô Valterlucio. Põe cinismo ai na lista de qualidades do traidor, por favor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!