A maioria das ong's é séria?

Em artigo publicado hoje em O GLOBO, link do J. Bastos Moreno abaixo, o presidente da ONG Comitê para Democratização da Informática, Rodrigo Baggio garante que:


É nada. A grande maioria é fajuta, inoperante, tem dono ou serve a interesses pessoais e políticos de gente de igual espécie. Se das 340 mil ONG's que ele admite existirem, a maioria fosse séria, as coisas não estariam como estão nos campos da educação, da segurança, da saúde, do meio ambiente etc. etc.

Basta ver os números. Dá quase uma ONG para cada 500 brasileiros incluindo crianças e velhos, sendo que a maioria nem sabe o que é isso. Alguém acredita que um troço que existe às centenas de milhares pode ser sério na maioria? Nem aqui nem na China.

Toda ONG é vagabunda? Claro que não. Há por ai algumas que merecem crédito, que não servem à politicagem, que não vivem penduradas no dinheiro público, que não dão emprego à pilantras. Mas são poucas.

Por outro lado, as ONG's só se multiplicam feito piôlhos porque o governo não cumpre o seu papel. A cada vazio de atuação do poder público surge um esperto pronto para fundar uma ONG, apresentar um projeto e arrancar uma grana do governo. A prestação de serviços correspondente ninguém sabe, ninguém viu. Não dá pra fiscalizar 340 mil ONG's, dá?

Se voce quiser saber se determinada ONG é séria comece perguntando quanto dos seus gastos é financiado pelo governo. Se for mais da metade pode desconfiar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!