Dia do Engenheiro Agrônomo do Acre.

É comum que as profissões tenham um dia no ano para comemorarem como seu. Hoje é o Dia do Engenheiro Agrônomo. Parabéns a todos eles, eu no  meio.

A comemorar, principalmente, o papel que desempenhamos no Brasil, na geração, desenvolvimento e aplicação de conhecimentos que nos transformaram em um dos principais produtores de alimentos do mundo. A despeito das críticas de alguns setores, estamos paulatinamente ganhando produtividade e criando alternativas que procuram respeitar o meio ambiente, mas não renunciam à missão de gerar segurança alimentar para a sociedade.

Em alguns estados brasileiros submetidos a uma visão dita moderna de supressão da vocação agrícola em favor de processos atrasados de exploração direta da base natural, ser agrônomo, funcionar como agrônomo, levar a termo a tecnologia agronômica é quase um insulto. Estes agrônomos mais que outros merecem a nossa consideração e homenagem.

No Acre, para onde dirijo cotidianamente minha atenção primeira, os esforços no sentido de estabelecer uma base agrícola mínima vem se dando ao longo dos últimos anos em uma espécie de cabo de guerra. Até juízes se insurgem contra o cultivo da terra. Nada mais tosco e atrasado.

Mesmo assim, há os que resistem. Pertenço a este grupo. É cada vez mais evidente os termos em que se basearam os formuladores da política do "aqui não pode" só sustentaram, por algum tempo, carreiras políticas. Como propulsores da economia fracassaram redondamente. Emboram não saiam de suas casamatas para peitar uma discussão séria sobre o desenvolvimento do Acre, sabem seus autores e prmotores que perderam. Infelizmente o Acre perdeu junto.

No dia do agrônomo quero reverenciar especialmente os agrônomos do Acre. Sem citar nomes, homenageio cada um que se mantém consciente de sua missão. Que sejam mais ouvidos e mais valorizados. Que falem e se apresentem. Que não tenham medo de confrontar os ratos de seminários ecológicos. Eles estão tontos, não sabem para onde ir.

Parabéns a todos voces agrônomos do Acre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!