Ficha limpa em Rio Branco. Parabéns. Que sirva de exemplo.

Leio que em Rio Branco-AC, a Câmara Municipal aprovou projeto da vereadora Ariane Cadaxo impondo a necessidade de"ficha limpa" para nomeações a cargos no executivo e no legislativo municipais. Parabéns. A vereadora ao propor e a Câmara ao aprovar dão uma importante contribuição para as instituições públicas. Iniciativas deste tipo, aliás, vem sendo tomadas em muitas partes do Brasil.

Infelizmente, ainda não foi desta vez que o exemplo veio de cima. O governo federal continua com o seu balcão de troca de apoio legislativo por cargos no governo sem restrições éticas. Para ser nomeado o sujeito só precisa ser apadrinhado. Competência e honradez ficam para depois, se der, senão, vai assim mesmo. Não é por outro motivo que casos como os mostrados pelo "Fantástico" são a regra e não a exceção, como bem disse o Ministro José Jorge, do TCU.

Espero que de baixo para cima, a partir das câmaras municipais, o ficha limpa contagie toda a administração pública. O partido da vereadora Ariane Cadaxo, o P C do B, poderia, por exemplo, nacionalizar a medida através de seus vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e senadores. Que em cada esfera seus representantes apresentassem projetos de igual teor. Talvez não funcionasse imediatamente pois o lado dos corruptos e corruptores também tem representantes nos parlamentos, mas poderia criar constrangimentos locais e regionais aumentando significativamente o campo de afirmação do ficha limpa para o executivo. Aguardemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!