China - castanha, carne e madeira. É pouco.

Leio na rápida entrevista do bom Angelim que os chineses querem madeira, castanha e carne. Como eu mesmo havia dito antes, é o que temos. Sendo assim, parece boa noticia, não? Em termos.

A listinha de compras dos chineses é pequena e, mesmo assim, complicada. Dos três itens, o único com alguma chance de ter a oferta ampliada significativamente é a madeira. Castanha tem oferta quase imóvel, não a plantamos. Sob ataque dos ambientalistas de xale e coletinho, a pecuária não pode ser ampliada muito mais do que os ganhos de produtividade que no Acre serão poucos porque já estamos em um patamar elevado. Resta a madeira que sob manejo florestal poderá ser explorada com taxas de crescimento razoáveis. Isto se nos órgãos próprios a burocracia permitir.

Pelo jeito a turma realmente ofereceu o que temos e não o que podemos, que é muito mais. Se o resultado foi apenas este, fico decepcionado.

Comentários

  1. Bem, em não se podendo derrubar mais no Acre, os chineses teriam que esperar 30 anos para que as árvores que estão sendo plantadas agora, possam ser "manejadas". Não é muito tempo? Só que os chineses não devem saber disso. O pessoal deve ter vendido pra eles florestas que ainda "pretendem" plantar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!