Em 2012 tem espetáculo? Tem, sim senhor!


A Rede Globo deu ontem no Jornal Nacional a partida na movimentação jornalística que antecede a reunião que acontecerá no próximo ano no Brasil para tratar das questões ambientais. Será a Rio + 20. No centro, segundo a matéria, as mudanças climáticas e o que as nações estão fazendo para contê-las, supondo, obviamente, que decorrem das emissões de CO². Como teve que mostrar imagens de grandes nevascas recentes, o JN se absteve de falar em aquecimento global.

Hoje também, a moça da foto, Jill Duggan (JD), da Direção-Geral da Comissão Europeia de Ação Climática, especialista da CE sobre Mercados de Carbono e Mudanças Climáticas e chefe de operações da Grã-Bretanha internacional de emissões, em visita à Austrália deu entrevista ao jornalista Andrew Bolt (AB), do jornal britânico Herald Sun.

Vejamos alguns trechos em português. A entrevista em inteiro teor pode ser vista AQUI.

AB: O seu objectivo é reduzir as emissões na Europa em 20% até 2020?

JD: Sim.

AB: Pode me dizer aproximadamente quanto, em bilhões, voce acha que vai custar para a Europa

JD: Não, eu não posso te dizer, mas eu sei que o modelo mostra que é mais barato começar mais cedo.

AB: É verdade. Você não iria discordar do professor Richard Tol, que não é um cético, é professor da Investigação Económica e Social Institute, em Dublin? Ele avalia em cerca de US $ 250 bilhões. Você iria discordar disso?

JD: Eu provavelmente iria, na verdade, quer dizer, eu não sei. É muito, muito difícil de quantificar.

AB: Se a Europa sozinha fizer este grande investimento vai diminuir a temperatura do mundo  - com uma meta de 20% até o final deste século,em 0,05 ° C. Discorda disso?

JD: Bem, eu acho que a ciência do clima  não é precisa. É?

AB: Na verdade é, Jill. Eu estou curioso, você está no comando de um grande programa de reformulação de uma economia. Você não sabe quanto custa. E você não sabe o que ele vai conseguir.

Na continuidade da entrevista que foi dada a uma rádio, o Andrew Bolt terminou por chamar a dirigente européia de palhaça.

Como se vê, entre as maiores autoridades mundiais na questão climática, há quem não saiba quanto custa nem quanto pode alcançar em redução de temperatura o esforço das nações. É como iniciar uma viagem sem saber quanto dinheiro vai levar nem aonde vai chegar. Neste ritmo, no próximo ano teremos um grande circo por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!