Um bilhão de famintos e ainda tem gente querendo diminuir a mecanização agrícola!

Em artigo publicado no site CONTROVÉRSIA (link ai do lado), o jornalista José Arbex Jr. analisa em poucas palavras a disponibilidade de alimentos no  mundo para ao cabo (a intenção era essa) defender o MST e as invasões de terra e acusar o Agronegócio.

Não sei se é do ramo. Mas falou besteira. Em certo ponto afirma "Mesmo levando-se em conta que as compras de máquinas pela Índia e pela China são, em boa parte, responsáveis pelo crescimento do setor, é óbvio que existe uma relação direta entre a crescente mecanização da agricultura e o aumento da fome, como conseqüência da concentração da propriedade e da renda." Negrito meu.

Se a lógica ainda faz sentido, vale dizer que se a mecanização parar de crescer a fome também pára de crescer. Que tal?

Não sei se o jornalista é do ramo. Talvez seja apenas mais um atrasado militante da revogação do direito à propriedade. De qualquer forma se o seu objetivo era acusar a CRUTALE de "grileira de terras públicas, exportadora de suco de laranja e superexplorada do trabalho de seus empregados" poderia ter ido direto ao ponto. Não precisava massacrar o bom senso.

A tecnologia agrícola (máquinas, defensivos e fertilizantes no meio) é responsável por pelo menos metade da produção de alimentos no mundo. Vale dizer que sem ela toda a área atualmente cultivada produziria apenas a metade dos alimentos que produz e o bifinho do Arbex Jr.estaria bem mais caro.

Tecnologia agrícola é o que falta, não o que sobra. Um dos principais problemas da verdadeira agricultura familiar  - praticada por gente vocacionada, é justamente a dificuldade de acesso aos insumos e processos que levam ao aumento da produtividade por área e por trabalhador. Na maior parte da agricultura, o aumento da renda do trabalho só pode ser alcançado com aumento da produtividade física.

Ao invés de acabar o agronegócio como pretende o jornalista, a saida é pelo outro lado, ou seja, é transformar as unidades familiares em pequenos agronegócios individualmente e em grandes agronegócios no conjunto. Isto com mecanização, sementes, adubos, defensivos, organização e tudo mais que a ciência põe ao dispor da sociedade. O resto é política.

Mas a fome no mundo decorre da falta de alimentos? Dizem que não. Desde os anos 50 dizem que a produção mundial é suficiente para alimentar a todos. Se é assim, para onde está indo a sobra? Vamos combinar que é isso mesmo, que a fome é causada pela concentração da produção. Pois que ao invés de perder tempo e dinheiro reunindo 180 países para discutir o aquecimento global  - uma farsa, se reúnam os líderes mundiais para debater seriamente (as reuniões da FAO não valem) a segurança alimentar, a geração e transferência de tecnologia agrícola e o suprimento às regiões famintas da África, por exemplo.

Não vale é, como faz miseravelmente Arbex Jr., usar a miséria para defender sistemas miseráveis de reprodução da miséria. Fui claro?

Comentários

  1. Prezado, o debate é importante e oportuno, mas você não foi honesto no seu texto... pegou um trecho isolado do artigo do Arbex pra criticar uma suposta "visão do atraso", mas não cita o restante do artigo do Arbex, confiando que as pessoas vão se contentar com a citação para "atestar" a suposta verdade, que o MST e os demais movimentos campesinos são a "vanguarda do atraso", como diz uma revista fascista de grande circulação nacional...

    Você poderia ter citado outros trechos do artigo do Arbex, por exemplo:

    "Nas grandes culturas mecanizadas, um único trabalhador pode cultivar cerca de 200 hectares, com altíssimo índice de produtividade (medido em toneladas de cereais por trabalhador por ano), graças a investimentos em tecnologia, bioquímica, seleção de sementes etc. Em contrapartida, menos da metade dos trabalhadores rurais dispõe de tração animal para tocar suas culturas, e cerca de 1/3 estão completamente à margem da “revolução verde”. São os camponeses pobres, que formam o vasto exército de seres humanos forçados, quando podem, a vender sua força de trabalho por valores aviltantes em grandes plantações (não raro, os “salários” situam-se no limite de 2 dólares diários, valor que serve de parâmetro de linha de pobreza para o Banco Mundial).

    É óbvio que ninguém propõe, aqui, a destruição das máquinas e a volta à agricultura rudimentar como solução para a fome. Trata-se de fazer exatamente o oposto: colocar a máquina a serviço do ser humano."

    *****

    Ou seja, o que o Arbex propõe é exatamente o que você defende no seu texto superficial e cheio de preconceitos: MAIS MÁQUINAS PARA A AGRICULTURA, MAS TAMBÉM PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES E NÃO APENAS PARA AS GRANDES EMPRESAS!

    Além disso, o MST nunca deixou de defender a agroindústria, ao contrário, os assentamentos mais organizados estão todos industrializados e até exportam os produtos, mas não deixam de seguir a lógica que o movimento defende: policultura, prioridade à subsistência das famílias assentadas, técnicas ambientais e uso de produtos orgânicos para se protegerem contra pragas etc... ao contrário do grande agronegócio, que é monocultura, prioridade à exportação, uso intensivo de agrotóxicos (o Brasil é o campeão mundial em consumo de pesticidas, em números absolutos e proporcionais), trabalho escravo, destruição do meio ambiente (inclusive a contaminação de lavouras tradicionais por transgênicas, que prejudicam milhões de agricultores que TÊM O DIREITO A PRODUZIR E COMERCIALIZAR produtos não transgênicos) e nenhuma preocupação com saúde humana e mesmo dos animais (vide gripes aviárias, suínas, vaca louca etc etc etc)

    Abrs,

    Rogério Tomaz Jr.

    ResponderExcluir
  2. OPS! Caro Rogério Tomaz Jr.
    Peraí. Se ele quis dizer isto deveria ter dito isto e não ser contraditório. Se voce prestar atenção ao texto que não citei (não iria reproduzir todo o artigo), mas voce citou, não há ali nenhuma defesa de mecanização de pequenas propriedades. Há apenas uma assertiva. Uma constatação - os camponeses não possuem máquinas.
    No trecho onde diz "É óbvio que ninguém propõe, aqui, a destruição das máquinas e a volta à agricultura rudimentar como solução para a fome. Trata-se de fazer exatamente o oposto: colocar a máquina a serviço do ser humano.", Arbex bem podeira ter dito o que voce ligeiramente concluiu. Tipo "colocar a máquina á disposição da agricultura familiar", mas não disse. "A serviço do homem", sejamos francos, não diz coisíssima nenhuma.
    Honestamente leio o que está escrito.

    ResponderExcluir
  3. Bem, caro Rogério, quanto ao MST e a invasão da CUTRALE que o Arbex defendeu, pelo que vimos hoje no noticiário, o interesse não era exatamente "colocar a máquina à serviço do homem", não é mesmo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na Bíblia que chantagem é pecado?

“Marina não é analfabeta como o Lula” Caetano Veloso

Chega!